sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Sonic and the Secret Rings [Download]

 
 
Você jogou os Sonic Adventure de GameCube ou Dreamcast? Independente de ter gostado, ou não, esqueça. E os clássicos 2D da franquia? Também esqueça. Sonic and the Secret Rings para o Wii traz uma fórmula completamente nova, que mescla muitos elementos de diversos jogos. Onde quero chegar antes de começar a analisar SatSR é: não espere ver um novo Adventure, muito menos um que revitalize por completo a franquia de sua época 2D. Espere por algo completamente novo, que pode (ou não) agradá-lo.

A parte essencial e que merece destaque na análise, antes de qualquer item em discussão, é a jogabilidade. Todas as pessoas, exceto os fanáticos por Sonic, criticam demais a câmera dos jogos. Esqueça isso. Sonic and the Secret Rings não possui em momento algum problema de câmera; exceto um: ao retornar com o personagem, não é possível virar a câmera em 180º, o que em certos momentos pode frustrar o jogador. A jogabilidade de SatSR pode assustar os mais puristas por não ser controlado, e sim "on-rail", ou seja, o personagem segue em frente automaticamente. Mas convenhamos, nos jogos mais recentes da franquia, até mesmo nos 3D, havia momentos onde você simplesmente segurava para frente no controle e assistia ao Sonic realizar todos os loopings, e o pior: se você soltasse ou apertasse para o lado o direcional, Sonic saía de sua trajetória e provavelmente encararia um game over. Portanto, o "on-rail" se encaixou como uma luva em Sonic. Os botões de pulo e breque (2 e 1, respectivamente) são extremamente funcionais e com o tempo da jogatina, você se acostuma a eles facilmente. O famoso Homing Attack (aperte o botão de pulo, após realizar o mesmo, nos jogos 3D da franquia) deve ser feito pulando com o 2 e mover o Wiimote para frente. Além disso, temos as habilidades "Time Break" (para baixo no D-Pad) e "Speed Break" (para cima), onde o tempo se paraliza ou Sonic avança em uma velocidade insana. Ambos necessitam da Soul Gauge para serem usados, ou seja, uma barra de energia que é preenchida coletando as pearls espalhadas no cenário. Devido ao fato de "on-rail", você move Sonic para a direita ou esquerda, e alguns momentos para trás quando necessário, bastando girar o controle para trás. De modo geral, a jogabilidade de Sonic and the Secret Rings é muito boa, bastando apenas um tempo de dedicação para se acostumar a ela.

O game possui um sistema bem "RPG", onde Sonic ganha experiência e aumenta de level ao terminar as fases. A cada level aumentado, novas habilidades (104 no total) podem ser adquiridas e equipadas ao personagem. Porém, você precisa saber administrar estas habilidades, pois há um limite de quanto cada uma pode ser equipada. E aqui vem um problema do jogo: no começo, Sonic estará extremamente lerdo nas fases, com uma aceleração fraca, pulos com Homing Attack de curta distância e muito mais. Além de tornar o jogo mais difícil, passa uma impressão errada do jogo. Com o desenrolar da aventura, aumentando o level e adquirindo experiência, Sonic consegue ficar extremamente veloz, o Homing Attack adquire uma distância de acerto considerável e assim por diante. Ou seja, somente ao finalizar a história do jogo, você terá noção do que eu estou dizendo.


Falando na história, também não espere algo desenvolvido como nos Adventure, mas também não algo nulo como nos 2D. Resumidamente, Sonic é lançado no livro das Mil e uma Noites (Arabian Nights) à pedido da Gênia do Anel, Shahra. O vilão Erazor Djinn está apagando as páginas do livro e cabe a Sonic detê-lo. A história é muito simples e banal, misturando uns elementos de Sonic, como os "7 World Rings" (em comparação às 7 Chaos Emeralds) e diversos temas do livro das arábias. Porém, em certos momentos ela se torna interessante, principalmente com o que fizeram com os personagens clássicos da franquia (Knuckles, Tails e Eggman).

Os gráficos são um show à parte. Não são artísticos como em The Legend of Zelda: Twilight Princess, por exemplo, pois estamos falando de um jogo de ação, onde você passa por um trecho do cenário em menos de 2 segundos. De fato, mostra o potencial do Wii. E, já que mencionei nas fases, vale lembrar que o jogo possui ao todo 7 mundos mais o prólogo. Entretanto, 7 mundos muito bem explorados, devo dizer. Em cada um deles há cerca de 20 missões que devem ser cumpridas, as quais variam entre si: pegue 100 anéis, não pegue Pearls, não leve dano e assim por diante. E, em todas essas missões, há o mesmo esquema de "Ranks" que os jogos Sonic Adventure 2 e Sonic Heroes apresentam, por exemplo. Em Sonic and the Secret Rings, seu desempenho é medido através de medalhas de bronze, prata ou ouro. Ao pegá-las, extras são habilitados no Special Book, que se encontra no menu do jogo. Nele, há diversas artworks, vídeos e músicas de Sonic. É um excelente fator que influencia bastante na elevação da característica "replay" do jogo. Porém, novamente: para se conseguir uma medalha de ouro, além de você estar totalmente adaptado ao jogo, e conhecer a fase que deseja pegar a medalha de cabo a rabo, é necessário estar em um level bastante alto com diversas habilidades para conseguir completá-la e adquirir tal medalha.

O som do jogo é contraditório. Vai depender de pessoa para pessoa se vai curtir a música ou não. O único problema é que a tema "Seven Rings in Hand" está espalhada em diversos momentos do jogo, principalmente no menu. Logo, se você não gostar dela... Na minha opinião, o destaque principal vai para a música tema do último mundo.

Até o momento, discutimos somente o modo Adventure, ou seja, o single player. Mas, Sonic and the Secret Rings possui um modo multiplayer à lá Mario Party. Simplório, mas funcional. Todos os mini-games, assim como o single player do jogo, só utilizam o Wii Remote; o Nunchuk não é usado em nenhum momento. É possível jogá-los de 1 a 4 jogadores, com o computador controlando os personagens que não estão sendo jogados. Os personagens disponíveis no começo são: Sonic, Tails, Knuckles e Amy, mas é possível habilitar Shadow, Cream, Silver e Blaze. Há uma certa quantidade de modos de jogo, como em um deles você e seus adversários devem chegar a uma caverna cheio de tesouros com o seu barco, porém você só avança com ele vencendo nos mini-games. Há diversos tipos de mini-games, desde alguns extremamente chatos e difíceis de controlar, entretanto com uma proposta interessante, até os realmente legais e funcionais. Poderia ficar aqui mostrando os mini-games interessantes e os não-interessantes, mas cabe a você decidir isso ao jogar.

Sonic and the Secret Rings não agradará gregos e troianos. Haverá momentos de frustração para ambos os lados (como mortes inesperadas, decoreba das fases), como também momentos de pura diversão. Mas, com toda certeza, colocou a franquia em um rumo certo. Vale a pena ser jogado e você mesmo tirar sua própria conclusão.
 
INFORMAÇÕES:
- O Download está em Torrent
- Versão do jogo: NTSC  
 

Um comentário:

  1. eu consiguir abrir no utorrent e no deamon o plobema foi que quando abrir a pasta depois de montar a imagen nao apareceu nada

    ResponderExcluir