quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ferrari Challenge Trofeo Pirelli [Download]

É inegável que a marca Ferrari exerce uma espécie de poder e magia sobre todos os amantes do automobilismo. Infelizmente, não são muitas as pessoas que podem competir nas principais pistas do mundo à bordo dessas fantásticas máquinas italianas. Pensando nisso a Eutechnyx, em parceria com a System 3, desenvolveu um simulador multi-plataforma das lendárias competições do campeonato mundial Ferrari Challenge Trofeo Pirelli. Este torneio surgiu no inicio dos anos 90, criado por proprietários da belíssima Ferrari 348 que possuíam tempo, dinheiro e vontade de competir com seus carros. Com o passar dos anos essa competição ganhou terreno no automobilismo mundial, transformando-se em um verdadeiro fetiche de milionários apaixonados pela marca do Cavalinho Rampante.

No mundo dos games, competições entre Ferraris sempre foram muito comuns. Além do clássico OutRun, jogo desenvolvido pela Sega no final dos anos 80 onde o jogador leva uma linda loira para um passeio por paisagens paradisíacas à bordo de uma TR 512 conversível, a própria System 3 desenvolveu um game chamado Ferrari Grand Prix Challenge para o NES, baseado em bólidos de corrida. Tivemos também Ferrari F355 Challenge para Dreamcast e Playstation 2, desenvolvido pela Sega no final da década passada. Mas é com Ferrari Challenge Trofeo Pirelli que a System 3 faz uma verdadeira homenagem à história da Ferrari e do automobilismo mundial. São mais de 30 modelos de Ferraris que variam entre carros de rua e bólidos de competição, verdadeiros mitos do automobilismo como F430, 348TB, Testarossa, 575 GTC, FXX, F50 e os míticos F40, 333 SP e 250 GTO. Todos os carros são extremamente bem detalhados e com física e sons reais dos motores e chassis envenenados de Maranello. Com estas máquinas o jogador poderá acelerar fundo em circuitos na Itália, Europa e América do Norte. Porém, não são quaisquer circuitos incluídos no jogo. Entre os autódromos disponíveis estão presentes no jogo as pistas de Monza, Spa, Silverstone, Gilles Villeneuve e Paul Ricard, verdadeiros templos sagrados do automobilismo onde foram travadas disputas épicas entre Senna, Prost, Mansell, Piquet, Schumacher e Barrichello.

O game contou com a colaboração do piloto brasileiro Bruno Senna que confessou ser um fã das séries Need For Speed e Gran Prix de Geoff Crammond. Ao jogar Ferrari Challenge Trofeo Pirelli a influência desses games é notada com facilidade. Da série Need for Speed está presente a personalização dos carros com dezenas de cores e adesivos, enquanto que de Gran Prix é utilizado a complexa preparação e ajuste dos veículos de acordo com a pista e o gosto do “piloto”, bem como a customização dos auxílios de pilotagens. Entre estes ajustes estão presentes o traçado ideal (que é uma faixa que mostra as tangências perfeitas das curvas além de alternar entre as cores verde e vermelha para indicar o ponto de freada e de aceleração) e os controles de tração e de estabilidade. O uso de tais auxílios, bem como a quantidade de ultrapassagens, tempo na liderança da prova e a posição de chegada, determinam os créditos que o jogador receberá no final da corrida. Estes créditos poderão ser usados mais tarde para desbloquear novos carros e personalizá-los.



Logo ao se iniciar uma partida é possível notar um dos principais pontos negativos do jogo: os tempos de carregamento são gigantes. O que agrava ainda mais a situação é o fato de que os carregamentos são constantes, basicamente a cada opção no menu que é acessada, o jogador é obrigado a aguardar alguns tediosos segundos.

Entre os modos disponíveis estão presentes o Time Trial (corrida contra o relógio), Arcade, corrida simples, Challenge Trofeo Pirelli (campeonato completo de F430 ao redor do mundo), Troféu (pequenos campeonatos com os principais carros além da F430), o Tutorial (que é indispensável para iniciantes, pois o ex-piloto Tiff Needell ensina as principais dicas para o jogador não bater contra o muro logo na primeira curva), e um card game no melhor estilo “Super Trunfo”, que embora seja a única inovação do game, serve apenas como curiosidade e não aumenta a diversão do titulo. Uma falha grave é a falta de um modo multiplayer, tanto online quanto offline. O jogador terá que se divertir sozinho com o jogo.

As corridas duram em média 10 minutos, o que considero o tempo ideal parra esse tipo de jogo, pois o jogador não chega a cansar na frente do video game, e ele tem tempo suficiente para efetuar todas as ultrapassagens necessárias sem precipitações. É possível jogar com o Wii Remote e Nunchuk comandando o carro com o analógico, ou apenas com o Wii Remote virando-o como um volante de um carro de verdade. Podemos dizer que a jogabilidade é o principal ponto positivo do game, pois o único ponto negativo que ela possui é a péssima utilização do câmbio manual. Porém, esse erro é facilmente ignorado ao escolher a opção de câmbio semi-automático, onde basta balançar o controle e o videogame identifica se é hora de aumentar ou reduzir as marchas. O sistema de danos se limita somente a amassados no pára-choques e no capô, sem resultar em qualquer tipo de falha mecânica ou na perda de potência, por mais violento que seja o acidente. Por causa disso, não há opção de parar no box. Caso o jogador não queira esse sistema de danos medíocre, basta ir às opções do game e desativá-lo.



A parte sonora do game é um verdadeiro espetáculo. Além dos sons dos motores dos carros estarem muito fiéis, todos os efeitos sonoros são bons. Jogar em um sistema de som Dolby Digital é simplesmente como estar acelerando os mais de 400 cavalos de um motor Testarossa dentro de sua casa! As musicas são bem variadas e agradáveis, variando entre musica clássica, eletrônica, pop, rock e hip hop. Mas aqueles que preferem ficar só com o ronco das Ferraris, basta ir às opções e desativar as músicas.

Ao contrário da versão de PS2, a modelagem dos carros está muito próxima da realidade, basicamente idêntica à versão de Playstation 3. Porém, os detalhes internos dos veículos estão com uma qualidade bem inferior. Os circuitos, riquíssimos em detalhes, estão bem superiores aos melhores games da geração passada (Le Mans 24, Gran Turismo 4 e Forza). Mas toda essa beleza, que vai desde os objetos externos até aos pássaros voando, fica prejudicada devido a problemas como a baixa resolução do console da Nintendo, a falta de efeitos suavizadores, péssimos efeitos de partículas (fumaça, poeira e chuva), reflexos e sombras ultrapassados e alguns defeitos como texturas borradas e “pop- ups” de objetos, erros que ficam ainda mais aparentes na falta de um cabo de vídeo componente e caso sua TV não dê suporte à resolução 480p. Para falar a verdade, entre todos os jogos de Wii que já joguei, foi em Ferrari Challenge Trofeo Pirelli que notei a maior diferença entre a resolução 480i e 480p.

Em suma, Ferrari Challenge Trofeo Pirelli é um bom game de corrida, nascido de ótimas idéias e apresenta um excelente potencial para futuramente tentar competir com jogos já consagrados do gênero Porém, não apresenta novidade alguma que seria capaz de abalar seus rivais. Embora apresente uma sonoplastia excelente e bons gráficos, o jogo sofre com os erros citados do no texto e com a falta de qualquer tipo de jogatina multiplayer. A versão de Nintendo Wii foi contemplada com uma jogabilidade fantástica que mostra todo o potencial do console para simuladores de corrida, mas o mesmo não ocorre com os gráficos que embora estejam melhores que a versão de PS2, estão bem aquém das capacidades de processamento do Wii. Ferrari Challenge Trofeo Pirelli é indispensável para amantes hardcores de simuladores de corrida ou de automóveis da marca Ferrari, porém se você está buscando os jogo de corrida mais “descompromissados”, o game pode parecer complicado e tedioso. 


Versão: NTSC

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