Você jogou os Sonic Adventure de GameCube ou Dreamcast? Independente de ter gostado, ou não, esqueça. E os clássicos 2D da franquia? Também esqueça. Sonic and the Secret Rings para o Wii traz uma fórmula completamente nova, que mescla muitos elementos de diversos jogos. Onde quero chegar antes de começar a analisar SatSR é: não espere ver um novo Adventure, muito menos um que revitalize por completo a franquia de sua época 2D. Espere por algo completamente novo, que pode (ou não) agradá-lo.
A parte essencial e que merece destaque na análise, antes de qualquer item em discussão, é a jogabilidade. Todas as pessoas, exceto os fanáticos por Sonic, criticam demais a câmera dos jogos. Esqueça isso. Sonic and the Secret Rings não possui em momento algum problema de câmera; exceto um: ao retornar com o personagem, não é possível virar a câmera em 180º, o que em certos momentos pode frustrar o jogador. A jogabilidade de SatSR pode assustar os mais puristas por não ser controlado, e sim "on-rail", ou seja, o personagem segue em frente automaticamente. Mas convenhamos, nos jogos mais recentes da franquia, até mesmo nos 3D, havia momentos onde você simplesmente segurava para frente no controle e assistia ao Sonic realizar todos os loopings, e o pior: se você soltasse ou apertasse para o lado o direcional, Sonic saía de sua trajetória e provavelmente encararia um game over. Portanto, o "on-rail" se encaixou como uma luva em Sonic. Os botões de pulo e breque (2 e 1, respectivamente) são extremamente funcionais e com o tempo da jogatina, você se acostuma a eles facilmente. O famoso Homing Attack (aperte o botão de pulo, após realizar o mesmo, nos jogos 3D da franquia) deve ser feito pulando com o 2 e mover o Wiimote para frente. Além disso, temos as habilidades "Time Break" (para baixo no D-Pad) e "Speed Break" (para cima), onde o tempo se paraliza ou Sonic avança em uma velocidade insana. Ambos necessitam da Soul Gauge para serem usados, ou seja, uma barra de energia que é preenchida coletando as pearls espalhadas no cenário. Devido ao fato de "on-rail", você move Sonic para a direita ou esquerda, e alguns momentos para trás quando necessário, bastando girar o controle para trás. De modo geral, a jogabilidade de Sonic and the Secret Rings é muito boa, bastando apenas um tempo de dedicação para se acostumar a ela.
O game possui um sistema bem "RPG", onde Sonic ganha experiência e aumenta de level ao terminar as fases. A cada level aumentado, novas habilidades (104 no total) podem ser adquiridas e equipadas ao personagem. Porém, você precisa saber administrar estas habilidades, pois há um limite de quanto cada uma pode ser equipada. E aqui vem um problema do jogo: no começo, Sonic estará extremamente lerdo nas fases, com uma aceleração fraca, pulos com Homing Attack de curta distância e muito mais. Além de tornar o jogo mais difícil, passa uma impressão errada do jogo. Com o desenrolar da aventura, aumentando o level e adquirindo experiência, Sonic consegue ficar extremamente veloz, o Homing Attack adquire uma distância de acerto considerável e assim por diante. Ou seja, somente ao finalizar a história do jogo, você terá noção do que eu estou dizendo.
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Falando na história, também não espere algo desenvolvido como nos Adventure, mas também não algo nulo como nos 2D. Resumidamente, Sonic é lançado no livro das Mil e uma Noites (Arabian Nights) à pedido da Gênia do Anel, Shahra. O vilão Erazor Djinn está apagando as páginas do livro e cabe a Sonic detê-lo. A história é muito simples e banal, misturando uns elementos de Sonic, como os "7 World Rings" (em comparação às 7 Chaos Emeralds) e diversos temas do livro das arábias. Porém, em certos momentos ela se torna interessante, principalmente com o que fizeram com os personagens clássicos da franquia (Knuckles, Tails e Eggman).
A parte essencial e que merece destaque na análise, antes de qualquer item em discussão, é a jogabilidade. Todas as pessoas, exceto os fanáticos por Sonic, criticam demais a câmera dos jogos. Esqueça isso. Sonic and the Secret Rings não possui em momento algum problema de câmera; exceto um: ao retornar com o personagem, não é possível virar a câmera em 180º, o que em certos momentos pode frustrar o jogador. A jogabilidade de SatSR pode assustar os mais puristas por não ser controlado, e sim "on-rail", ou seja, o personagem segue em frente automaticamente. Mas convenhamos, nos jogos mais recentes da franquia, até mesmo nos 3D, havia momentos onde você simplesmente segurava para frente no controle e assistia ao Sonic realizar todos os loopings, e o pior: se você soltasse ou apertasse para o lado o direcional, Sonic saía de sua trajetória e provavelmente encararia um game over. Portanto, o "on-rail" se encaixou como uma luva em Sonic. Os botões de pulo e breque (2 e 1, respectivamente) são extremamente funcionais e com o tempo da jogatina, você se acostuma a eles facilmente. O famoso Homing Attack (aperte o botão de pulo, após realizar o mesmo, nos jogos 3D da franquia) deve ser feito pulando com o 2 e mover o Wiimote para frente. Além disso, temos as habilidades "Time Break" (para baixo no D-Pad) e "Speed Break" (para cima), onde o tempo se paraliza ou Sonic avança em uma velocidade insana. Ambos necessitam da Soul Gauge para serem usados, ou seja, uma barra de energia que é preenchida coletando as pearls espalhadas no cenário. Devido ao fato de "on-rail", você move Sonic para a direita ou esquerda, e alguns momentos para trás quando necessário, bastando girar o controle para trás. De modo geral, a jogabilidade de Sonic and the Secret Rings é muito boa, bastando apenas um tempo de dedicação para se acostumar a ela.
O game possui um sistema bem "RPG", onde Sonic ganha experiência e aumenta de level ao terminar as fases. A cada level aumentado, novas habilidades (104 no total) podem ser adquiridas e equipadas ao personagem. Porém, você precisa saber administrar estas habilidades, pois há um limite de quanto cada uma pode ser equipada. E aqui vem um problema do jogo: no começo, Sonic estará extremamente lerdo nas fases, com uma aceleração fraca, pulos com Homing Attack de curta distância e muito mais. Além de tornar o jogo mais difícil, passa uma impressão errada do jogo. Com o desenrolar da aventura, aumentando o level e adquirindo experiência, Sonic consegue ficar extremamente veloz, o Homing Attack adquire uma distância de acerto considerável e assim por diante. Ou seja, somente ao finalizar a história do jogo, você terá noção do que eu estou dizendo.
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Falando na história, também não espere algo desenvolvido como nos Adventure, mas também não algo nulo como nos 2D. Resumidamente, Sonic é lançado no livro das Mil e uma Noites (Arabian Nights) à pedido da Gênia do Anel, Shahra. O vilão Erazor Djinn está apagando as páginas do livro e cabe a Sonic detê-lo. A história é muito simples e banal, misturando uns elementos de Sonic, como os "7 World Rings" (em comparação às 7 Chaos Emeralds) e diversos temas do livro das arábias. Porém, em certos momentos ela se torna interessante, principalmente com o que fizeram com os personagens clássicos da franquia (Knuckles, Tails e Eggman).
Os gráficos são um show à parte. Não são artísticos como em The Legend of Zelda: Twilight Princess, por exemplo, pois estamos falando de um jogo de ação, onde você passa por um trecho do cenário em menos de 2 segundos. De fato, mostra o potencial do Wii. E, já que mencionei nas fases, vale lembrar que o jogo possui ao todo 7 mundos mais o prólogo. Entretanto, 7 mundos muito bem explorados, devo dizer. Em cada um deles há cerca de 20 missões que devem ser cumpridas, as quais variam entre si: pegue 100 anéis, não pegue Pearls, não leve dano e assim por diante. E, em todas essas missões, há o mesmo esquema de "Ranks" que os jogos Sonic Adventure 2 e Sonic Heroes apresentam, por exemplo. Em Sonic and the Secret Rings, seu desempenho é medido através de medalhas de bronze, prata ou ouro. Ao pegá-las, extras são habilitados no Special Book, que se encontra no menu do jogo. Nele, há diversas artworks, vídeos e músicas de Sonic. É um excelente fator que influencia bastante na elevação da característica "replay" do jogo. Porém, novamente: para se conseguir uma medalha de ouro, além de você estar totalmente adaptado ao jogo, e conhecer a fase que deseja pegar a medalha de cabo a rabo, é necessário estar em um level bastante alto com diversas habilidades para conseguir completá-la e adquirir tal medalha.
O som do jogo é contraditório. Vai depender de pessoa para pessoa se vai curtir a música ou não. O único problema é que a tema "Seven Rings in Hand" está espalhada em diversos momentos do jogo, principalmente no menu. Logo, se você não gostar dela... Na minha opinião, o destaque principal vai para a música tema do último mundo.
Até o momento, discutimos somente o modo Adventure, ou seja, o single player. Mas, Sonic and the Secret Rings possui um modo multiplayer à lá Mario Party. Simplório, mas funcional. Todos os mini-games, assim como o single player do jogo, só utilizam o Wii Remote; o Nunchuk não é usado em nenhum momento. É possível jogá-los de 1 a 4 jogadores, com o computador controlando os personagens que não estão sendo jogados. Os personagens disponíveis no começo são: Sonic, Tails, Knuckles e Amy, mas é possível habilitar Shadow, Cream, Silver e Blaze. Há uma certa quantidade de modos de jogo, como em um deles você e seus adversários devem chegar a uma caverna cheio de tesouros com o seu barco, porém você só avança com ele vencendo nos mini-games. Há diversos tipos de mini-games, desde alguns extremamente chatos e difíceis de controlar, entretanto com uma proposta interessante, até os realmente legais e funcionais. Poderia ficar aqui mostrando os mini-games interessantes e os não-interessantes, mas cabe a você decidir isso ao jogar.
Sonic and the Secret Rings não agradará gregos e troianos. Haverá momentos de frustração para ambos os lados (como mortes inesperadas, decoreba das fases), como também momentos de pura diversão. Mas, com toda certeza, colocou a franquia em um rumo certo. Vale a pena ser jogado e você mesmo tirar sua própria conclusão.
INFORMAÇÕES:
- O Download está em Torrent
- Versão do jogo: NTSC
eu consiguir abrir no utorrent e no deamon o plobema foi que quando abrir a pasta depois de montar a imagen nao apareceu nada
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